Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Apontamento do quotidiano / Apontamento do quotidiano | 19 de Março de 2013

Apontamento do quotidiano | 19 de Março de 2013

> SECTORES ESTRATÉGICOS <

> Recursos naturais. A canadiana Colt Resources e o Governo Português, assinaram contratos de concessão das minas de tungsténio (volfrâmio) em Tabuaço e de ouro em Penedono, num investimento que, segundo a empresa, vai criar cerca de 200 postos de trabalho directos e mais de mil indirectos, num projecto no valor de 80 milhões de euros.

Mais uma vez, verificamos que os governantes portugueses tomam a péssima decisão de entregar a empresas com capitais estrangeiros a exploração dos recursos naturais nacionais.

O PNR defende que ao Estado compete assegurar o controlo de todos os sectores vitais para o bem-estar da população e da economia e soberania nacionais, como é o caso da exploração de todos os recursos nacionais que, insistimos, deve ser feita por intermédio de empresas com participação do Estado ou pela concessão a empresas de capitais nacionais e com a sua sede fiscal em Portugal.

> FORÇAS DA ORDEM <

> Sem meios. Cerca de 200 carros da PSP do Porto estão avariados e à espera de reparação nas oficinas da Belavista. Segundo avança o Jornal de Notícias, quase metade da frota policial do Porto está inoperacional. Há esquadras a funcionar apenas com uma viatura. Nesses casos, quando há avaria, são outras esquadras a ceder um carro.

Situações destas não são um caso esporádico infeliz, mas sim algo que acontece frequentemente na PSP e GNR devido à falta de apoio institucional e de investimento de que essas forças têm sido alvo por parte dos partidos do arco do poder. Pelo contrário, o total apoio às forças de segurança faz parte do ADN do PNR, que preconiza a sua dignificação e a implementação de um plano de reestruturação e adequado reequipamento nas nossas forças de segurança.

> SAÚDE <

> A saúde da Saúde. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou na passada semana que a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde a curto e médio prazo está assegurada, mas que ainda é necessário “pensar o sistema” para depois de 2015.

O PNR não tem dúvidas de que o SNS, nos moldes em que encontra, é insustentável a prazo e urge encontrar-se soluções que garantam a sua sustentabilidade, passando por modelos de seguro profissional, como é disso exemplo o SAMS ou outro tipo de resposta, como por exemplo a adopção de um modelo similar ao alemão.

Independentemente do estudo sério que se impõe e da adopção de uma estratégia que vise objectivos a prazo, sugerimos ao ex-Administrador da Médis e actual Ministro da Saúde Paulo Macedo que comece por “pensar o sistema” acabando, desde já, com as reformas superiores aos 2500 euros, com as reformas antecipadas antes dos 65 anos e com as acumulações de várias reformas ou pensões.

> ERÁRIO PÚBLICO <

> Mais taxa?! A administração da RTP vai avançar este ano com um estudo que lhe permita defender o aumento da taxa do audiovisual em 2014, revela o Plano de Desenvolvimento e Redimensionamento da empresa, hoje entregue pelo Governo no Parlamento.

Nós, Nacionalistas Renovadores, defendemos que os contribuintes portugueses não têm que pagar mais mordomias de administradores, apresentadores e jornalistas, de utilidade muitas vezes duvidosa, pagos a peso de ouro. Os contribuintes portugueses, não têm também que pagar canais como a RTP África, RTP Informação e RTP Memória. O PNR, defende que a Rádio Televisão Portuguesa pode efectuar um excelente serviço público e com recursos financeiros bastante menores aos do actual orçamento da RTP, fazendo-o com um único canal de televisão de âmbito nacional e com um outro de âmbito Internacional, que teria como missão principal servir as comunidades de emigrantes portugueses.

Compartilhe

Veja também

PNR Apontamento do quotidiano

Crónicas de um Regime putrefacto

APONTAMENTO DO QUOTIDIANO (1ª QUINZENA DE NOVEMBRO DE 2015) > Cheias | O mês de …