Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Apontamento do quotidiano / Apontamento do quotidiano | 15 de Março de 2013

Apontamento do quotidiano | 15 de Março de 2013

> ECONOMIA <

> Grande cromo…. António Borges, que é consultor do Governo, sustenta que o valor actual do salário mínimo deve ser mantido como está, mas refere que o combate ao desemprego podia ser mais eficaz se os vencimentos fossem reduzidos. O consultor de Passos Coelho afirma que “o ideal era que os salários descessem, como aconteceu noutros países, como solução imediata para resolver o problema do desemprego”.

Se calhar ninguém disse ao Sr. António Borges que os salários que desceram noutros países, ainda assim, continuam muito superiores aos nossos. Mas de certa forma tem razão, Sr. António Borges: pode o Governo, começar por cortar no seu salário milionário, de seguida pode continuar a cortar nos salários de outros consultores, ministros, deputados, e de toda corja que tem vencimentos e reformas milionárias, e que tem passado incólume a toda esta crise que provocaram.

> … mesmo! António Borges e a administração dos CTT estão convencidos de que uma instituição financeira no seio do grupo de correios e telecomunicações pode ser um trunfo na sua privatização. O modelo de venda da empresa a privados, agendada para este ano, está a ser definido pelos ministérios das Finanças e da Economia, com o apoio da gestão dos CTT. A equipa de consultores de António Borges, contratada através da Parpública para assessorar as privatizações, também está envolvida.

António Borges, ex-vice presidente do PSD e recentemente colaborador da Goldman Sachs e do FMI, organizações de onde saiu sem glória, além de querer baixar os vencimentos aos assalariados portugueses, anda também todo entusiasmado em arranjar estratagemas para conseguir privatizar os CTT, e assim delapidar mais uma empresa estratégica de participação pública.

O PNR, está contra a privatização dos CTT e o encerramento indiscriminado de estações de correios, pois tal situação coloca em causa uma instituição nacional de serviço verdadeiramente social e de importância estratégica como é o serviço postal.

A lógica puramente economicista e as privatizações a mando da Troika não podem sobrepor-se ao interesse do povo português, nem amputar o Estado de tal forma que este fique à mercê dos grupos económicos privados.

> CRIME <

> Banca. Bancos portugueses estão a ser alvo de buscas. Trata-se de um processo de contra-ordenação por suspeita de cartelização nas áreas dos créditos ao consumo e à habitação, revela uma fonte ao PÚBLICO. Suspeita-se que os bancos agiram em cartel, combinando os valores dos spreads e das comissões.

Esperemos que não tenha sido mais uma acção espalhafatosa com objectivo de desviar atenções dos portugueses, e que depois resulta, como de costume, em acusações que vão dar em nada.

O PNR exige que todo o Crime Económico em Portugal seja seriamente combatido. Está na altura de o Ministério Público apresentar trabalho e deduzir acusações sustentadas, de modo a que os criminosos de “colarinho branco” sejam finalmente julgados e punidos da forma como deveriam ser.

> SOCIEDADE >

> Mulher. Em muitos aspectos, o retrato da mulher em Portugal, à luz dos números, não difere muito do que pode traçar-se para a sociedade portuguesa no seu todo, no ano de 2012. Está mais envelhecida, tem mais dificuldades no acesso ao emprego, menos filhos e menos rendimentos.

No passado dia 8 de Março, celebrou-se o Dia Internacional da Mulher. O Partido Nacional Renovador não pode deixar de recordar e felicitar todas as mulheres portuguesas, e exorta a que nunca desistam de lutar por um Portugal melhor, um Portugal com a “chama” Nacionalista: em nome dos seus filhos e das gerações vindouras!

Compartilhe

Veja também

PNR Apontamento do quotidiano

Crónicas de um Regime putrefacto

APONTAMENTO DO QUOTIDIANO (1ª QUINZENA DE NOVEMBRO DE 2015) > Cheias | O mês de …